O Aqua Summit BR 2025 inicia nesta quarta-feira, 26 de novembro, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas (TO), reunindo lideranças, pesquisadores, empresários, formuladores de políticas públicas e representantes de todo o setor da aquicultura. A primeira edição do fórum, que segue até o dia 28 de novembro, foi concebida para projetar o futuro da produção de pescado no Brasil, alinhando ciência, inovação, mercado e governança em um único ambiente estratégico.
Com inscrições gratuitas, o encontro marca um novo ciclo para o setor. A abertura oficial ocorre às 19h com a Palestra Magna “A Força das Proteínas Brasileiras no Cenário Mundial: o que a aquicultura pode aprender com as demais proteínas”, apresentada por Celso Luiz Moretti — engenheiro agrônomo, mestre e doutor em produção vegetal, pesquisador, ex-presidente da Embrapa e atual presidente do conselho do CGIAR, referência global em pesquisa agrícola.
Um fórum para decisões estratégicas
A programação do dia 27 de novembro foi construída para conectar os pilares que determinam o avanço da aquicultura: liderança, governança, tecnologia e posicionamento de mercado. Os painéis discutirão desde o papel das lideranças no desenvolvimento da cadeia, passando pelas atualizações normativas essenciais à competitividade, até a integração tecnológica nas cadeias de proteína animal e a construção de valor por meio de branding territorial.
Ainda no dia 27 de novembro, será apresentada a Carta de Palmas. O documento nasce como um instrumento de pactuação institucional que reúne, de forma colaborativa, as prioridades, os compromissos e as diretrizes estratégicas para o fortalecimento da aquicultura brasileira. Será elaborada a partir dos debates e contribuições do Aqua Summit BR, organizando as demandas e oportunidades identificadas no evento, estruturando recomendações técnicas e políticas capazes de gerar escala, competitividade e sustentabilidade ao setor e orientando investimentos, projetos e parcerias entre governo, setor produtivo, comunidade científica e outras organizações.
Ao reforçar governança, previsibilidade e convergência entre iniciativas públicas e privadas, a Carta amplia a capacidade de influenciar políticas públicas e atrair recursos. Além disso, projeta Palmas e o Tocantins como referências nacionais na integração entre ciência, inovação e desenvolvimento produtivo em aquicultura, consolidando o estado como protagonista na construção do futuro da proteína das águas no Brasil.
A tarde encerra com o Flash Embrapa e Sepea, apresentação de inovações em edição genética, inteligência de dados, competitividade e reuso de água, além de panorama sobre as condições favoráveis de investimento no Tocantins.
No dia 28 de novembro, os participantes farão uma visita técnica na Embrapa Pesca e Aquicultura, também em Palmas, reforçando a ponte entre ciência aplicada e produção, um dos eixos centrais do Aqua Summit.
Tocantins no centro da transformação
A realização do evento em Palmas reflete o avanço concreto do Tocantins na aquicultura nacional. O estado abriga a Embrapa Pesca e Aquicultura. Além disso, tem se tornado referência em melhoramento genético e recebeu, recentemente, a instalação do Centro de Reprodução e Melhoramento Genético da Genomar Genetics, uma das maiores empresas de genética de tilápia do mundo. O Tocantins registrou 31,63% de crescimento na produção de pescado em 2024, segundo o IBGE, consolidando-se como um território estratégico para o setor.
“O estado oferece condições ideais para o desenvolvimento da piscicultura: clima favorável, abundância de água, quatro grandes reservatórios federais, logística eficiente, incentivos fiscais e segurança jurídica para investidores. A realização da primeira edição do Aqua Summit em Palmas é uma oportunidade única para apresentar essas vantagens a investidores nacionais e internacionais”, destaca Thiago Tardivo, diretor de Aquicultura da SEPEA-TO.
Para Danielle de Bem Luiz, chefe da Embrapa Pesca e Aquicultura, o evento “representa uma oportunidade única para a cadeia do pescado refletir, aprender com o sucesso de outras proteínas e avançar na consolidação da sua produção e na ampliação de mercados” ao integrar pesquisa aplicada, políticas públicas e mercado.
Já Eliana Panty, diretora da Hollus Comunicação e Eventos, destaca o significado da realização no estado onde nasceu: “eventos como o Aqua Summit BR criam os espaços de debate necessários para transformar potencial em desenvolvimento real, gerando mais qualidade, mercado e consumo para o pescado brasileiro”.
O secretário-executivo da Pesca e Aquicultura do Tocantins, Roberto Sahium, reforça a natureza estratégica do fórum: “o Aqua Summit aproxima produtores, pesquisadores, investidores e gestores públicos em torno de um mesmo objetivo: transformar o potencial natural do Tocantins em um setor produtivo robusto e sustentável”.
A expectativa é que o Aqua Summit BR 2025 deixe como legado visão estratégica, cooperação intersetorial e novos caminhos para transformar o pescado brasileiro em uma proteína competitiva, inovadora e valorizada, alinhada às tendências globais.
Aqua Summit 2025
📅 26 a 28 de novembro de 2025
📍 Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos – Palmas/TO
🎟 Inscrições gratuitas (vagas limitadas)
🔗 www.aquasummitbr.com.br